sábado, setembro 06, 2008

O artigo abaixo pode ser acessado na integra no site
http://extralibris.org/revista/
veja em meus links ... a revista virtual é muito boa...

O esvaziamento do discurso ético na educação e atuação profissional em biblioteconomia

Patética: o esvaziamento do discurso ético na educação e atuação profissional em Biblioteconomia
Alex Sandre Lennine I. Mota; Eliane da Rocha.

Trabalho de conclusão de curso - bacharelado em Biblioteconomia; Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI-FESPSP), 2004.


Resumo:

A Biblioteconomia brasileira, se não ignora de todo Ética, é certamente muito parcamente ciosa do assunto.

Ocupa-se dele consideravelmente pouco: quase não há disciplinas sobre tanto nos cursos de graduação, é ínfimo o acervo de livros e artigos em periódicos ocupados com tal e notadamente incipientes as atividades a seu respeito organizadas pelas instituições competentes.

Assim, também, quando procura instruir-se e formar estudantes e profissionais em Moral não atinge os objetivos almejados porque, a rigor, sequer está suficientemente preparada para lidar com o tema, em toda sua complexidade e peculiaridade. Ocorre que, então, seu discurso ético esteja repleto de problemas e sua atuação moral dê-se de modo muito limitado.

Para o estudo da moralidade e a orientação da conduta ética devemos ter claros diversos conceitos, responder a um certo conjunto de prerrogativas e reunir determinadas características cujo domínio não se efetiva rápida e facilmente. Incluem-se aí questões como as da liberdade, escolha e motivação; da autonomia (intelectual, psicológica e moral); da constituição de agentes de direitos e de deveres como sujeitos éticos; de fins e meios das ações; da derivação dos valores a partir dos fatos; dos obstáculos à ética (niilismo, relativismo, subjetivismo, emotivismo, egoísmo); das principais teorias morais atuais (conseqüencialismo, deontologia, teoria das virtudes); das diferenças reais e aparentes entre ética, moral e direito e da objetividade da ética na perspectiva do realismo moral, por exemplo.

Carecemos, igualmente, de ter resolvido questões anteriores ao dever, relativas ao ser, como os objetivos e princípios da Biblioteconomia enquanto área do conhecimento e atuação profissional, sua função social, em concordância aos direitos e deveres dos usuários de seus conhecimentos, técnicas e tecnologias e, em decorrência, dos direitos e deveres de seus estudiosos e profissionais.

Reconhecendo a premência do tema para a vida das pessoas e da sociedade e ensejando reverter o atual quadro de deseducação ética e atraso moral da área, temos como invariável e inadiável a adoção, pelos cursos de graduação do País, de disciplinas em Ética e Biblioteconomia, cuja uma proposta apresentamos.