quinta-feira, maio 15, 2008

leitura na Biblioteca Escolar

ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/leitura.html
Araci Isaltina de Andrade
Universidade Federal de Santa Catarina/Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Campus Universitário - Florianópolis - SC E-mail: araci@ced.ufsc.br
Ursula Blattmann
Universidade Federal de Santa Catarina/Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Campus Universitário - Florianópolis - SC E-mail: ursula@ced.ufsc.br


RESUMO
Relata o projeto desenvolvido em 3 bibliotecas de escolas de ensino de 1º grau de Florianópolis. Objetivo centrado em desenvolver atividades de incentivo à leitura de forma integrada ao processo de ensino-aprendizagem. A revisão de literatura concentra-se sobre atividades de incentivo a leitura em bibliotecas escolares. Apresenta as atividades desenvolvidas com as crianças e professores das escolas. Os resultados mostram mudanças do corpo docente referente aos serviços prestados pela biblioteca e reconhecem a importância da biblioteca no incentivo da leitura.



quarta-feira, maio 14, 2008

Retratos da Leitura no Brasil

Retratos da Leitura no Brasil sai dia 28


Do Blog do Galeno Amorim -

Está marcado para o dia 28/5 o seminário nacional para apresentação dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro. Maior estudo feito até hoje no país sobre o comportamento leitor da população, seu anúncio reunirá, em Brasília, ministros, autoridades da área, dirigentes das entidades do livro, especialistas em leitura, pesquisadores, gestores de projetos e membros de ONGs que atuam com o tema. A pesquisa teve o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros).
Deve ser um dos mais importantes acontecimentos do mundo do livro no Brasil em 2008, quando se comemora os 200 anos da indústria do livro no país.

CRB 8 - Uma foto historica de Conselheiras e Funcionarias