domingo, julho 30, 2006

Projeto Biblioteca sempre um papo

A escritora Marina Colasanti participa do lançamento do projeto "Biblioteca Sempre Um Papo", que prevê a adoção de bibliotecas públicas de cinco Centros Comunitários de Belo Horizonte. No dia 3 de agosto, a partir das 15 horas, a escritora, assim como autoridades do poder público municipal, estadual e federal, farão uma visita à biblioteca do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, na Pedreira Prado Lopes e serão recebidos com festa pela comunidade. Neste dia, será assinado um convênio de cooperação entre a Fundação Municipal de Cultura e a Associação Cultural Sempre Um Papo. O Centro Comunitário Liberalino Alves de Oliveira fica na Rua Araribá, 975 (antiga caixa d´água), Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte.
Livrarias descobrem a Alameda Lorena

A Alameda Lorena está atraindo a atenção dos livreiros paulistanos. A rua, localizada no sofisticado bairro dos Jardins, terá outras opções de lazer até o final do ano. Perto da rua Oscar Freire, onde estão lojas de grifes badaladas, e distante da avenida Paulista, endereço de várias livrarias, o local é a nova aposta da Livraria da Vila e da Lima Barreto.
Sergio Zacchi / Valor Samuel Seibel, proprietário da Livraria da Vila, abrirá uma loja de 850 metros quadrados na rua do bairro dos Jardins em novembro
Em novembro, Samuel Seibel, proprietário da Livraria da Vila, abrirá uma loja na Lorena, entre a ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. Segundo o empresário, a unidade terá 850 m², com capacidade para abrigar um espaço para cerca de 100 mil livros e um café. "Escolhemos a Lorena porque é descolada e descontraída", diz.
O executivo não é o único a ter essa visão. Miguel de Almeida, proprietário da editora Lazuli e da Livraria Lima Barreto, também escolheu a mesma localização para fazer a mudança de sua loja, que está há um ano e meio no bairro Pinheiros. "A locação do imóvel na Alameda Lorena está quase fechado", afirma. A unidade terá uma área gastronômica também.
O café e o restaurante são armas para enfrentar as concorrentes que já se instalaram no local. Em janeiro, foi inaugurada uma loja da Livraria Nobel, de 250 m², com um espaço para café. A gerente financeira da loja, Zenilde Rateiro, disse que havia uma demanda por esse tipo de serviço. "A nossa loja já supre a região. Não acredito que exista espaço para outras duas", diz.
Há mais tempo no local, cerca de 10 anos, a Farah Livros e Revistas fica mais distante do "burburinho". Menor, a loja está mais voltada para a venda de revistas.