terça-feira, abril 24, 2007

No mês de março, foram promovidas visitas monitoradas pela Biblioteca da UNESP, campus de Bauru, para a apresentação da biblioteca e do sistema on-line de acesso ao acervo bibliográfico, com o objetivo de adaptação dos calouros ao novo ambiente e suas implicações.

As visitas foram agendadas pelo coordenador de cada curso no campus, diferentemente do que ocorria em anos anteriores (em que as visitas eram agendadas pelos próprios alunos, superlotando as salas de visita). Foram divididas por turma, de modo que todos os alunos conheceram as características da biblioteca num ambiente que acomodasse a todos.

Durante as visitas, programadas em três horários diários, bibliotecários e um técnico em biblioteconomia acompanharam os alunos às diversas instâncias da biblioteca, fornecendo informações a respeito do acervo e do sistema on-line de acesso ao mesmo, através do catálogo Athena. Foram disponibilizadas informações como: datas e prazos de empréstimos, reservas, conservação e renovação de livros, bem como a ocorrência de multas e penalidades, em relação aos mesmos.

Maith Martins de Oliveira, bibliotecária supervisora da UNESP, afirma que "as visitas à biblioteca são de extrema importância, pois durante as mesmas os estudantes têm acesso a informações e serviços mais amplos do que apenas os relacionados ao acervo e sua utilização, como, por exemplo, os serviços de Base de Dados, Comutação Bibliográfica - COMUT e Empréstimo entre Bibliotecas - EEB, serviços que articulam diversas bibliotecas do município e do país".

Para a apresentação do catálogo Athena, sistema on-line através do qual é possível realizar as transações de empréstimo, reserva e renovação de volumes, foi disponibilizada uma sala de demonstração, contendo cerca de 15 computadores, para que os alunos pudessem acessar, não somente o sistema Athena, mas também a página da biblioteca e o boletim informativo da mesma, atividades realizadas sobre monitoramento.

Segundo a bibliotecária, "durante as visitas, os alunos não dispõem de muitas dúvidas, aparentemente, mas estas surgem no decorrer do ano, na utilização efetiva da biblioteca; para sanar possíveis dúvidas e auxiliar na utilização do sistema, os funcionários da biblioteca estão sempre disponíveis".

Outra inovação se refere a visitas periódicas a biblioteca, que ocorrem durante o ano, para alunos veteranos, agendadas por professores dos diversos cursos. De acordo com a bibliotecária, "para os alunos veteranos, acostumados com o sistema antigo de acesso ao acervo, a adaptação ao sistema on-line Athena é muitas vezes difícil". Para sanar este problema, as visitas dos alunos veteranos a biblioteca surge como uma alternativa, inserindo-os na pesquisa ao banco de dados.

Entre as diversas iniciativas promovidas pela UNESP, campus de Bauru, para auxiliar na adaptação aos alunos ingressantes no ano de 2007, como, por exemplo, a Semana de Integração, as visitas monitoradas a biblioteca promovem maior autonomia discente, possibilitando que os alunos direcionem sua vivência acadêmica segundo seus interesses.
Para maiores informações a respeito da biblioteca e os serviços prestados por ela, é possível acessar o site http://www.biblioteca.bauru.unesp.br/

Fonte: Unesp